quarta-feira, 13 de junho de 2007

Luca Pacioli

Luca Pacioli nasceu em 1445, em um pequeno vilarejo chamado “Borgo di San Sepolcro”, hoje chamado apenas de “Sansepolcro”, vilarejo este que fica situado na cidade de Arezzo, na região central da Itália.
Sua familia era pobre e o futuro de Pacioli parecia muito pouco prometedor. Paciolo foi educado em sua cidade natal por um emérito pintor e matemático, Piero della Francesca (também nascido em Borgo di San Sepolcro, onde até hoje existe sua casa, defronte ao campanário de São Francisco), que lhe ensinou álgebra, matemática e a divina proporção platônica.
Aos 20 anos, Pacioli deixou sua vila de nascimento e foi para Veneza, devido a falta de mercado de trabalho que existia onde vivia. Empregou-se então, na casa do próspero comerciante judeu Antonio Rompiasi, aos filhos do qual dedicaria uma obra. Não se sabe, ao certo, qual função Luca desenvolvia na casa comercial de Rompiasi, mas admiti-se, pelos seus considerados conhecimentos de aritmética, religião e arte que trazia de San Sepolcro, que fosse a função de pedagogo dos filhos de Rompiasi.
Em
1475 tornou-se o primeiro professor de matemática da Universidade de Perugia.
No ano de
1494 foi publicado em Veneza sua famosa obra “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti” (colecção de conhecimentos de Aritmética, Geometria, proporção e proporcionalidade). Pacioli tornou-se famoso devido a um capítulo deste livro que tratava sobre contabilidade : “Particulario de computies et Scripturis”. Nesta secção do livro Pacioli foi o primeiro a descrever a contabilidade de dupla entrada, conhecido como método Veneziano ("el modo de Vinegia") ou ainda "método das partidas dobradas", por esse fato ele é considerado atualmente o Pai da Contabilidade Moderna.
Mesmo sendo considerado o pai da contabilidade, não foi Pacioli o inventor do “método das partidas dobradas”, mas foi o primeiro a divulgar tal método, justificando-se assim, o título de Pai da Contabiidade Moderna dado a ele.
O livro “Summa” tornou Pacioli famoso, sendo convidado em
1497 para ensinar matemática na corte de Ludovico em Milão. Um dos seus alunos e amigo foi Leonardo da Vinci.
Em
1509 escreveu a sua segunda obra mais importante, “De Divina Proportioni”, ilustrada por da Vinci, que tratava sôbre proporções artisticas.
Continou a estudar,lecionar e escrever até sua morte no mosteiro de Sansepolcro, em 1517.

Texto baseado em atigos disponíveis nos seguintes sites:
www.virtnet.com.br/nasacontabil/patrono.html
pt.wikipedia.org/wiki/Luca_Pacioli

Um comentário:

Moisés Kellyano disse...

Luca Pacioli, é o referencial de maior grandeza para a contabilidade, sua obra, traduz a realidade vivida pelos empresarios da época, trazendo como objetivo a unificação dos procedimentos contábeis que os comerciantes tivessem um maior controle sobre seus negócios.
Parabéns por esse artigo, a comunidade internacional deve muito a Luca Pacioli, por sua contribuição para a sociedade.